IMAGEM, VÍDEOS, SOM E LITERATURA MJ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;)

Ir para baixo

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Empty Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;)

Mensagem por Maíra Qui 12 Abr 2012, 13:10

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) 9


ARTE MJ: LEVANDO-NOS MAIS ALTO

Escrito por: Willa e Joie

Joie: Há algumas semanas, Willa e eu, falávamos sobre o uso repetido de Michael de uma audiência na tela, em muitos de seus curtas-metragens. E durante essa conversa, falamos muito sobre o desempenho dos vídeos - os vídeos que retratam um "encenado" concerto - e como eles produzem uma sensação diferente sobre eles do que simplesmente assistindo ao vídeo do concerto real.
Bem, a partir dessa discussão, eu não tenho sido capaz de tirar Give In to Me da minha cabeça. Comecei a observá-lo repetidas vezes logo depois que postamos a Parte 1 da conversa da audiência na tela e o que percebi é que há muitas coisas interessantes acontecendo em ambos, no vídeo e na canção.

Tenho ouvido muitas vezes "Give in to Me", descrito como uma canção de amor e isso sempre me intrigou porque, em minha opinião, nada poderia estar mais longe da verdade aqui. Para mim, essa não é uma canção sobre o amor, é uma canção sobre a luxúria.
E está realmente muito cru e franco em suas letras. No primeiro verso, ele diz ao objeto de seu desejo, "Não tente me entender / Simplesmente faça as coisas que eu digo." Então, na segunda estrofe, ele lhe diz: "Não tente me entender / porque suas palavras não são suficientes."

Acredito que há algo muito mais profundo acontecendo aqui, e vamos chegar a isso em um minuto. Porém, na superfície, acredito que ele está falando muito sobre as emoções básicas: desejo sexual, luxúria, satisfação física. Ele está dizendo que não deseja se conectar a ela em qualquer nível emocional. "Não tente me entender", ele canta repetidamente. Então ele passa a dizer o seguinte:

O amor é um sentimento
Sacie meu desejo
Dê-me quando eu quiser
Leve-me mais alto
O amor é uma mulher
Eu não quero ouvi-lo
Se entregue a mim
Se entregue a mim

Toda vez que ouço essa música, fico impressionada com essa linha, "Eu não quero ouvi-lo." Ele repete várias vezes ao longo da canção. É como se ele estivesse dizendo que ele não quer falar nada, ele apenas quer fazer sexo.

Willa: Concordo, especialmente quando ele segue com a linha, "Diga-o ao pregador."
É como se ele estivesse dizendo, guarde a conversa romântica para alguém que se importa, porque eu não. Ele só quer que ela "sacie seu desejo" e fique calada sobre isso.
Um pregador pode importar-se sobre o amor e compromisso, mas "eu não quero ouvi-lo."

Joie: É tal um insensível, frio, sem sentimentos para dizer, e esses são atributos que não costumamos associar a Michael Jackson, mas, ele está lá. Se ele próprio já sentiu desta maneira, nunca saberemos – E é totalmente, de qualquer modo, nada da nossa conta. Porém, ele escreveu uma canção sobre isso e representou muito convincentemente. A frustração e tensão sexual em sua entrega vocal são palpável e combinado com o ritmo ardente da música, isso cria uma canção muito sensual.

Willa: Sabe, tudo o que você disse é tão interessante, Joie, porque por um lado, eu sei exatamente o que você está dizendo. “Existem algumas linhas nesta canção que, se alguém que me importo, me dissesse, acharia muito difícil de aceitar – linhas como:”. Não tente me entender / Simplesmente faça as coisas que digo" Frases que eu posso entender por que você se concentrou, porque realmente salta em mim também. Nenhuma mulher que eu conheço iria tolerar algo assim. E, enquanto nós precisamos ter em mente que estas são as palavras de um personagem que Michael Jackson está retratando na música e não necessariamente aos seus próprios pensamentos e sentimentos, ainda é um choque, porque elas parecem contradizer completamente tudo o que ele era.

Joie: Exatamente!

Willa: Mas eu tendo a interpretar isso de uma maneira diferente. Concordo que "Give in to Me" é uma canção sobre a paixão - e a paixão sexual é definitivamente parte disso, como podemos ver nas imagens sensuais no vídeo. Mas é também uma canção sobre a paixão artística. Como já falamos muitas vezes, Michael Jackson, frequentemente, representava a sua relação com seu público como um caso de amor.
Vemos uma relação de casal ao longo de sua obra: em Dirty Diana, Remember the Time, Who Is It, Blood on the Dance Floor, You Rock My World e One More Chance, só para citar algumas. E eu vejo que é a mesma relação paralela aqui. Na verdade, é muito explícita - afinal, ele não está com uma mulher nas imagens para este vídeo. Ele está no palco, cantando para a plateia. Mas ele mantém a montagem de algumas cenas bastante sensual, por isso parece-me que ele está muito deliberadamente justapondo as cenas de casais em uma paixão sexual com ele no palco numa paixão criativa.

Joie: Concordo, é muito deliberada, não é? E esse é o "algo mais profundo" que me referi anteriormente.

Willa: Eu também penso assim - como acontece com boa parte de seu trabalho, você pode intuitivamente sentir "algo mais profundo", mesmo antes de cavar para ver o que é esse algo. E se olharmos para aquelas linhas problemáticas dessa forma - como um artista falando com seu público - elas fazem muito mais sentido. Quando ele diz: "Não tente me entender" e "Se entregue a mim", significa que devemos parar de especular sobre sua vida amorosa, suas jiboias, seus manequins e assim por diante, e parar de tentar psicanalisar seu relacionamento com seu pai, sua mãe e seus irmãos - em outras palavras, devemos parar de olhar sua vida pessoal e parar de tentar compreendê-lo dessa forma - e em vez disso, devemos simplesmente "entregar-se" a ele como um artista, e nos deixarmos ser arrastados pela força da sua arte. Porém, como de costume com seu trabalho, não vejo isso como uma situação ou outra, ou seja, eu não acho que temos de escolher uma interpretação sobre outra. Em vez disso, vejo isso funcionando nos dois sentidos. Para mim, esta é uma canção sobre a paixão sexual e paixão criativa e explora ambas ao mesmo tempo.

Joie: Willa, eu concordo totalmente com você, embora eu não goste de usar as palavras "paixão sexual." Para mim, isso implica um relacionamento amoroso que está em existência aqui, mas, isso não é claramente o caso. Mas por falta de melhores palavras ou frase a ser utilizada, acho que estamos falando a mesma coisa aqui. Básica luxúria -
Sem compromisso com gratificação. Quanto à relação entre o artista e seu público - Acho que temos que olhar qual o segmento da sua audiência que ele está realmente falando aqui. É evidente que ele não está direcionando-se aqueles que já estavam do seu lado senão, ele estaria expressando sentimentos de amor. Acho que esta é mais uma daquelas músicas onde sua audiência pretendida é para todos que estão dando o sofrimento sobre seu estilo de vida excêntrico. Todas aquelas pessoas que estão tão ocupadas especulando sobre os rumores em sua vida privada e que não mais conseguem apreciar a música. Eles estão muito ocupados tentando psicanalisá-lo, como você disse.
Mas você sabe, Willa, apesar de eu ver esta principalmente como uma canção sobre a luxúria, vejo também outra coisa muito interessante acontecendo na música em si, que o curta-metragem é uma espécie de ecos. No segundo verso diz,

Você sempre soube apenas como me fazer chorar
E nunca lhe perguntei o porquê
Parece que você ganha com seus chutes, desde que, ferindo-me.

Então, na ponte da música, ele continua a dizer.

Você e seus amigos
Estavam rindo de mim na cidade
Mas está tudo bem
E está tudo bem
Você não estará rindo, garota.
Quando eu não estiver por perto
Vou ficar bem
E eu ... Vou encontrar
Preciso... Alguma paz de espírito, oh.

Assim, mesmo que por um lado, ele diz que não quer nenhum envolvimento emocional com essa mulher, na respiração seguinte ele está expressando seus sentimentos de mágoa sobre a maneira como ela o trata. E vemos isso no vídeo também. Na superfície, é apenas um vídeo-desempenho simples, mas existem algumas coisas interessantes acontecendo em segundo plano o que realmente chama minha atenção. Intercaladas com o "concerto" estão essas cenas realmente sensuais de vários casais se beijando e tocando um ao outro. Então, de repente um dos casais está no meio de uma discussão acalorada. O homem está muito chateado com a namorada e nós - o público fora da tela - podemos realmente sentir sua frustração. Há cenas de pessoas rindo – presumivelmente, dele - como eles sussurram e encaram. Ele se enfurece e começa a atirar coisas ao redor.

Willa, continuo a ver esta canção / vídeo com esta interpretação dupla em mente, essas linhas no segundo verso e na ponte da canção faz então muito sentido se ele está falando a esse segmento da sua audiência que mencionei anteriormente.

Willa: Oh, eu concordo, Joie. Você consegue imaginar colocando o seu coração e alma em um álbum, e depois ter críticos irritantes zombando de você por seus esforços? Basta imaginar o que sentiria. E isso é exatamente o que eu penso cada vez que ouço essa linha, "Você e seus amigos / estavam rindo de mim na cidade." Ele era um visionário: ele conhecia o valor de seu trabalho, ele sabia que estava à frente de seu tempo, e ele sabia que os críticos estavam errados. Mas, ainda assim, teve que ferroar - que trabalhar tão duro em algo e ter que ser tão terrivelmente incompreendido e subestimado. Mas ele também era muito bem informado sobre a história da arte e ele sabia que os críticos apreciariam seu trabalho algum dia. E isso é o que eu penso quando ouço as linhas, "Você não estará rindo, garota / Quando eu não estiver por perto." E isso provou ser verdadeiro. Podemos vê-lo acontecendo já. Agora que ele se foi, muitas pessoas estão descobrindo ou redescobrindo seu trabalho e começando a perceber o quão incrível e importante ele é.

Joie: Isso é tão verdadeiro! E não é incrível? Por que é que nunca apreciamos as boas coisas até que elas se vão e é tarde demais? Isso me faz pensar em algo que minha avó costumava dizer. Ela sempre dizia: “Dá-me as flores enquanto ainda estou aqui para apreciá-las.” E quando eu era jovem, eu não entendia isso. Mas agora que estou mais velha e perdi algumas pessoas que significavam muito para mim - ela inclusive -Entendo isso completamente. O que é a natureza humana que nos faz ter tanto para conceder? Mas voltando ao que você estava dizendo sobre colocar o seu coração e alma em um álbum somente para ter críticos zombando de seus esforços ... não, eu não posso sequer começar a imaginar como que deve se sentir. Quero dizer, eu acho que deve ser um ato enorme de coragem para se dedicar à sua arte – para trabalhar sobre ela e derramar a sua alma nela, como você disse - e, então, ser realmente corajoso o bastante para compartilhar com o mundo. Apenas escrever este blog com você foi um passo tão importante fora da minha zona de conforto, Willa. E você se lembra como eu estava
nervosa sobre isso!

Willa: Oh, eu também!

Joie: Não consigo imaginar fazer qualquer coisa na escala em que Michael a fazia.
Esse homem somente me surpreende cada vez que penso sobre sua vida e tudo o que ele realizou. Ele só confunde a minha mente.

Willa: Concordo, e acho que em Give in to Me, ele está lidando tanto com alegria como com a dor - de criar a arte que é testemunhado por milhões de pessoas que podem ou não compreendê-lo - ligando-o com toda a intensidade as emoções sentidas que cercam o desejo sexual. Mas eu não acho que isso é apenas uma metáfora para ele. Acho que ele realmente fez ver uma conexão entre a paixão artística e a paixão sexual. Em uma entrevista maravilhosa de 1982 com Gerri Hirshey, ele disse a ela:
"Estar no palco é mágico. Não há nada como ele. Você sente a energia de todo mundo que está lá fora. Você sente isso em todo o corpo. Quando as luzes batem em você, está tudo acabado, eu juro que é. "

Hirshey observa que, como ele fala: "Ele está sorrindo agora, sentado, tentando explicar a ausência de peso à terra vinculado." Sua mãe disse a Hirshey que jejuou e dançou durante horas todos os domingos ", um ritual semanal que deixava seu filho definido, suando, rindo e chorando.” Hirshey continua a escrever,

"É também um ritual muito parecido com as performances de Michael.... Não há nada experimental em seus giros no solo. Ele recobre sua estrutura longa e magra em patinador de rotação, sem benefício do gelo ou patins. Auxiliado pelo processo de queimar e piscar do corpo prateado, ele parece alterar a estrutura molecular à vontade, todos os ângulos do robô em um segundo e ondulantes curvas seguem.
Tão certo é o corpo que seus olhos estão frequentemente fechados, o rosto
virado para cima, para algum meditar invisível. O peito arfa. Ele ofega, esmurra e grita.
Ele tem sido conhecido por saltar do palco e subir o cordame. Em casa, no seu quarto, ele dança até cair.”

Em outra entrevista, ele falou sobre , quando ele está no palco e as luzes o atingem, ele só se sente elétrico – como se a eletricidade estivesse brincando com sua pele - e que é representado visualmente em Give in to Me. Especialmente perto do fim, vemos listras azuis das corridas de eletricidade através da superfície de seu corpo. É realmente erótica, a maneira como ele descreve a experiência de estar no palco, e eu acho que em Give in to Me, ele está tentando compartilhar esse sentimento com aqueles de nós que nunca executamos - como Hirshey colocou tão bem, ele está "tentando explicar leveza à terra vinculada ".

Joie: O que ele está tentando descrever em entrevista é a sensação de êxtase.

Willa: Exatamente. Ele está tentando expressar um sentimento inexplicável para aqueles de nós que nunca experimentamos. Vejo algo muito semelhante no início do infame documentário de Martin Bashir. Conheço muitas de pessoas que são moralmente contra de assistir ao documentário Bashir, e eu posso entender isso, mas se você quiser ver a parte da introdução, aqui está.



Cerca de 30 segundos há a referência à música "clássica" que Utravioletrae mencionou em um comentário intrigante na semana passada. Cerca de 3 minutos em que ele tenta explicar seu processo criativo para Bashir, que é ao mesmo tempo fascinante e frustrante. E então, cerca de onze minutos em que ele diz a Bashir: "Amo subir em árvores. Acho que é a minha coisa favorita. Guerra de balões de água e subir em árvores. Acho que essas duas são minhas favoritas.” Bashir imediatamente, faz sensacionalismo, é claro, dizendo:" Você não prefere fazer amor?" Michael Jackson apenas olha-o com aquele sorriso indulgente e muito pacientemente o explica que ele está falando sobre hobbies, não paixões. Como ele diz, subir em árvores é uma de suas coisas favoritas”, como minha diversão, passatempo. Não posso compará-lo a execução. Outras pessoas gostam de jogar futebol ou basquete. Eu gosto de subir em árvores. "

O que chama a minha atenção nesta conversa é que, para Bashir, a expressão máxima da paixão é “fazer amor”. Porém Michael conhece uma paixão que vai ainda além de "fazer amor." - A agonia e o êxtase de paixão criativa. É um tipo de paixão que Bashir jamais conhecerá, ele não compreende isto, e assim, ridicularizou-o. Mas eu olho para aquela cena e penso, wow, Michael Jackson experimentou intensas emoções que a maioria de nós não pode mesmo imaginar.

Joie: E você provavelmente está muito certo sobre isso, Willa. Ele experimentou coisas em sua vida – ambos, os altos e baixos - que a maioria de nós nunca será capaz de começar a compreender. E mais uma vez, ele só confunde a minha mente quando sento e penso sobre os acontecimentos de sua vida e sua incrível carreira.

E, é muito interessante - e também muito revelador - que, obviamente, equivale a fazer amor com desempenho. "Eu não posso compará-lo a execução", diz ele. Bashir está falando sobre sexo e, na mente de Michael, "fazer amor" equivale estar no palco. Para ele, essa é a única coisa que pode rivalizar com todas e intensas emoções vividas quando alcança uma paixão sexual. Isso é fascinante!

Mas voltando ao vídeo por um minuto, tenho a dizer que este sempre foi um dos meus favoritos curtas metragens. Eu amo quão escuro e intenso que se sente, e eu adoro todo o "concerto" criado e ver Michael interagir tanto com os fãs no meio da multidão e com os outros músicos no palco com ele. Você sabe, Michael mesmo disse que este vídeo foi todo filmado cerca de apenas duas horas, o que me choca. Quando ele estreou em sua famosa entrevista com Oprah, isso é que disseram sobre ele:

Oprah: Sexy.

Michael: Sim.

Oprah: Então, queremos saber como se começa em um pedaço de papel ... saciar meu desejo... e em que se transforma.

Michael: Bem, "Give In To Me", eu desejava escrever outra canção, você sabe, que foi um tanto excitante e divertido, e tinha uma margem de rock nisso. Sabe, como quando fiz "Beat It" e "Black or White". E Slash, que é um querido amigo meu... Eu o desejei para tocar guitarra [nela]. Reunimo-nos e fomos para a Alemanha e gravamos essa coisa em apenas duas horas. Tivemos pouco tempo para gravá-la. Queríamos que fosse excitante e fantástico aos fãs, sabe, como se fosse um concerto de rock e é assim que termina, nesse resultado.

Ele faz tudo soar tão natural, não é? Como, 'Oh qualquer um pode fazer isso! “Eu só me racho cada vez que leio isso”.

Willa: Ele realmente faz, embora quase sempre atenuasse as coisas em entrevistas, assim está completamente em seu caráter para dizer isso. Mas, mesmo assim, foi apenas o filme do concerto que eles conseguiram gravar em duas horas - e como você salientou anteriormente, há muito mais acontecendo neste vídeo do que apenas filmagens do show. Há todas aquelas fumegantes cenas, e então o modo como ele justapõe é tão interessante.

Joie: O vídeo foi dirigido por Andy Moharan e características não apenas de Slash, que na época ainda estava com N grupo de rock Guns 'Roses, mas também Gilby GNR Clarke que fez uma aparência não mencionada, bem como Teddy Andreadis, que era tecladista da turnê da GNR na época.

Portanto, as cenas do concerto realmente tem uma sensação de autenticidade para eles com todo o talento no palco e a excitação dos fãs gritando na multidão.

Willa: É verdade, ele faz, e essa intensa excitação é realmente importante para este vídeo, tanto experimentalmente e tematicamente. Ele quer que sintamos o que ele sente. Ele quer que experimentemos a intensidade da paixão artística que ele sente no palco, e ele cria essa intensidade no meio da multidão gritando, e as cenas sensuais de casais em uma paixão sexual, e os choques dos raios que jogam através da sua pele e sua voz incrível, e o modo como seu corpo se move, e, uau - eu posso entender porque este é um dos seus vídeos favoritos, Joie! Acho que preciso beber água – água gelada.

Joie: Mmm, está ficando quente aqui, não é?

Willa: É realmente! Mas eu quero voltar a essas cenas sensuais que você estava descrevendo anteriormente, Joie, e como esse casal está brigando. Eu nunca tinha realmente notado aquilo até que você mencionou e, em seguida, descreveu em detalhes, mas eu voltei e olhei, e você está certa, essas cenas são tão interessantes, especialmente a forma como ele ecoa no palco o que eles estão fazendo fora do palco.

No início, o rapaz está murmurando palavras tranquilizadoras para a sua namorada, tentando acalmar as coisas, enquanto Michael Jackson canta suavemente ao microfone:

Ela sempre o leva com um coração de pedra
Porque tudo o que ela faz é lança-lo de volta a mim
Passei a vida inteira procurando por alguém
Não tente me entender
Basta simplesmente fazer as coisas que digo

Então, quando a mulher dá um tapa no rosto do homem e começa a discutir com ele, a voz de Michael Jackson torna-se muito mais alta e mais áspera quando ele canta o refrão:

O amor é um sentimento
Dê-me quando eu quiser
Porque eu estou em chamas
Sacie meu desejo
Dê-me quando eu quiser
Fale comigo, mulher
Entregue-se a mim
Entregue-se a mim

Francamente, se alguém falasse comigo assim, me sentiria realmente ferida e talvez eu quisesse dar um tapa em seu rosto também. Eu na verdade nunca estapeei alguém antes, mas eu simplesmente poderia, se agissem assim! E em seguida, quando o homem esfrega o seu rosto estapeado, a voz de Michael Jackson, abranda e ele começa calmamente cantar o segundo verso, que você citou anteriormente:

Você sempre soube apenas como me fazer chorar
E nunca lhe perguntei o porquê
Parece que você ganha com seus chutes, desde que, me machucando.
Não tente me entender
Porque suas palavras não são suficientes

Então, ele está nos dizendo que isso não é apenas uma discussão exclusiva, mas um problema permanente - como ele canta: "Você sempre soube apenas, como me fazer chorar." E quando ele canta este verso, vemos o casal tentando para reconciliar, mas há uma grade de ferro entre eles. Há uma barreira que não conseguem atravessar, embora a agarrem e sacudam-na. Eles podem falar por ela, mas suas "palavras não são suficientes." Finalmente, o homem cambaleia para longe em frustração, apoia-se na grade, chuta-a. Nesse momento ele emudece - não há mais nada a dizer - e assim é Michael Jackson. A guitarra elétrica segue em um furioso solo, enquanto ele permanece em completo silêncio, girando e abraçando-se no palco.

É isto, quando as coisas ficam realmente interessantes, porque de repente as imagens da tela e as imagens fora da tela divergem. Até agora, o que está acontecendo no palco foi precisamente um paralelo do que está acontecendo fora do palco. Mas agora se bifurca. Fora do palco, o homem se reúne com sua namorada, tipo: ele está tentando beijá-la através da grade de ferro e eles estão fazendo o melhor deles, mas ambos parecem muito, muito frustrados e insatisfeitos. Mas no palco - oh meu Deus! Eu preciso de outro longo gole de água gelada porque Michael Jackson está, como, em clímax no palco: as guitarras estão indo a loucura, ele está em um frenesi dançante, eletricidade azul está escaldante por todo o corpo, pirotécnicas estão extravasando, o vapor está disparando ao seu redor, e sua voz está latejando, "Se entregue a mim, Se entregue a mim, Se entregue a mim.” Oh meu. Ele é intenso.

Joie: Uau. Isso foi ... ... Bom,Willa. Isso... Foi realmente...realmente... Bom!

Espero que tenha sido bom para você também!

Willa: Na verdade, estou me sentindo meio tonta. Não é de admirar que ele vendesse um bilhão de registros. Assim, parte de mim quer apenas se sentar com um agradável jarro de chá gelado e assistir a este vídeo várias e várias vezes – apenas fazer o que ele diz, "entregar-se" à experiência, e apenas me afundar nele e desfrutá-lo. Acredite em mim, não tenho problema com isso de modo algum!

Mas então, a minha maior parte inglesa quer descobrir o que isso significa, e parece que ele está dizendo que, embora a paixão sexual tenha seus limites, a paixão artística, não. Vivemos em um mundo imperfeito com relacionamentos imperfeitos, onde é muito difícil para as pessoas realmente se conectarem e compreenderem um ao outro, e nossas vidas sexuais refletem isso. As relações sexuais podem ser belas, estimulantes e nutritivas para o espírito, como se você estivesse mais perto da pessoa que você ama e que você jamais sonhou ser possível, mas também podem ser confusas, dolorosas e frustrantes, como se você estivesse tentando beijar a pessoa que você ama através de uma grade de ferro. Porém de muitas maneiras, a arte é uma versão aumentada da vida real. Então, artisticamente, você pode tirar essa frustração, sublimá-la, libertá-la através da arte, e descobrir uma paixão além do desejo sexual.

Joie: Bem, acho que concordo com você 100% nessa matéria. Acho que ele estava tentando compartilhar como se sente por ele - estar no palco - com o resto de nós meros mortais. Ele estava tentando explicar esse sentimento de êxtase que experimentava quando executava, e garoto, fez um grande trabalho dele! Você sabe, como eu disse, este sempre foi um dos meus vídeos favoritos, mas eu nunca poderia explicar o por que. Eu nunca sentei e dissequei como este antes. Agora que temos, sinto-me consumida e estou combatendo o desejo de abraçar. Jamais serei capaz de assistir a este vídeo da mesma forma novamente.

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) 1a

Fonte: dancingwiththeelephant.wordpress.com
Tradução: AnaMJ e Maíra / michael-iloveyoumore.blogspot.com.br/

...................................

Maíra
Membro Invincible
Membro Invincible

Feminino Mensagens : 16
Data de inscrição : 22/03/2012

Ficha do personagem
MimiJak Invincible: 1

Ir para o topo Ir para baixo

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Empty Re: Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;)

Mensagem por Maíra Qui 12 Abr 2012, 13:33

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Elefantes-michael-jackson

POR QUE DANÇAR COM UM ELEFANTE?

Joie: Então, “dançando com o elefante.” Título consideravelmente estranho para um blog sobre Michael Jackson, heim? Bem, não realmente.Não depois que você entender de onde eu e minha amiga estamos chegando e como esse blog surgiu.

Meu nome é Joie Collins e sou uma das pessoas dedicadas que ajuda a executar o website MJFC (Michael Jackson Fan Club). Desnecessário dizer, eu sou uma grande fã de Michael,e tem sido desde que eu era uma criança muito pequena vendo o Jackson 5 desempenhar no Soul Train.Tenho feito o que faço para MJFC por muito tempo e adoro isso! Tenho grande satisfação de supervisionar a página do site de Notícias e responder o correio comercial do site.Recentemente, tive o grande prazer de conhecer Dr. Willa Stillwater quando concordei em ler seu novo livro, M Poetica, e dar-lhe o meu sincero ponto de vista de fã.

Não tenho certeza se ela sabia exatamente o que estava me pedindo no momento. Como você sabe, nós fãs de MJ tendemos a levar nossas opiniões muito a sério! E, como você deve ter percebido, a minha "honesta, reação" provocou um debate acalorado imediatamente! Willa e eu íamos e voltávamos para frente e para trás sobre vários temas e pontos abrangidos em seu livro. Deveria dizer-lhe todas as coisas que eu amei sobre ele, mas também não hesitaria em dizer-lhe o que odiei sobre ele. E ela responderia todas as razões pelas quais havia escrito do jeito que tinha escrito e eu lhe explicaria o que senti e porque razão senti e porque a maioria dos fãs concordariam comigo. Isso continuou por algumas semanas, e finalmente ela e eu começamos a entender que tínhamos batido em algo especial.

O que percebemos é que, durante os nossos debates, realmente tivemos algumas discussões bastante interessantes sobre Michael Jackson, sua arte e sua música. Estávamos conversando abertamente e honestamente, com verdadeiras e aprofundadas conversas sobre a obra do maior artista de todos os tempos. E mesmo quando estávamos em desacordo (que aconteceu uma quantidade razoável de tempo), nós duas sempre saíamos da conversa com um ponto de vista esclarecido, e uma nova forma de olhar o rei do pop da que tínhamos anteriormente. Então pensamos ... e se continuássemos a conversa em uma escala maior? E se convidássemos todos vocês para testemunhar a conversa e até mesmo tomar parte nela ?

Ainda não explicamos o nome, certo? Bem, nós queríamos um nome que falasse para ambas e também tivesse um significado relevante para o próprio Michael.Todos nós sabemos o quão profundamente Michael sentia sobre o majestoso elefante. Ele os amava! Cigano e Babar estavam entre os seus animais favoritos em seu jardim zoológico do rancho Neverland. Ele até escreveu uma bela composição sobre elefantes em seu livro, Dançando o sonho chamado "Assim, os Elefantes Marcham." Nela, ele fala sobre as lições que os elefantes vêm tentando, durante séculos, ensinar o homem.
Ele escreve: "Mas a mensagem dos elefantes mais importante está em seu movimento.
Pois eles sabem que viver é se mover. Aurora após aurora, idade após a idade, o rebanho marcha adiante, uma grande massa de vida que nunca cai, uma força imparável da paz. "Acho que a última parte descreve Michael muito bem. "Uma força imparável da paz." De muitas maneiras, é o que ele próprio era.

Para mim, não são apenas os elefantes animais surpreendentes, mas também simbolizam um "assunto delicado." Uma conversa difícil que as pessoas podem querer evitar.Por exemplo, sou uma Afro-descendente, Ela é afro-descendente americana ( não gosto do termo "Africano" americano, porque nem eu, nem meus pais, nem meus avós - ou até mesmo meus bisavós para essa questão - já foram para a África) e meu marido é branco. Ele e eu frequentemente falamos sobre diferentes questões raciais e isso é maravilhoso, porque podemos fazê-lo de uma forma muito aberta e honesta sem o medo de ofender qualquer um ou de ferir os sentimentos do outro. Estamos casados por 10 anos e meio, interagimos frequentemente com as famílias de cada um - todos eles sempre foram muito favoráveis ao nosso relacionamento. Durante nossas conversas sobre as diferenças entre famílias negras e famílias brancas, uma das coisas que eu sempre digo ao meu marido é que, na minha experiência, as famílias brancas, por vezes, tendem a querer evitar "o elefante na sala", preferindo esquivar-se dos temas desconfortáveis da conversa, enquanto as famílias negras tendem a chamar a atenção o máximo possível para o estranho tema, muitas vezes envolvendo luzes de Natal em torno desse elefante e a criação de grandes setas intermitentes apontando direito a ele! É uma generalização, claro, mas você entendeu o que quero dizer. O ponto é, às vezes as pessoas (de todas as raças) não sabem como lidar com os assuntos desconfortáveis, então em vez disso, "evitam o elefante na sala".

Bem, eu acho que todos podemos concordar que, quando se trata de Michael Jackson, há uma série de temas desconfortáveis que possam surgir. Mesmo em um blog que se concentra em sua arte. E Willa e eu não vamos evitar esses elefantes. Em vez disso, decidimos dançar com eles!

Willa: Joie, amo a sua descrição do elefante na sala! Adoro isso. Ele cria este filme em minha mente de um grupo de pessoas sentadas em uma sala com um elefante que ninguém convidou, e todos estão se sentindo desconfortáveis e estranhos e ninguém sabe o que fazer. Finalmente alguém anda até o elefante, congratula-se com ele, e o convida para dançar - e todos eles descobrem que ele não é tão assustador, afinal. De repente, essa situação desconfortável se torna muito mais confortável, e talvez até mesmo se transforma em uma festa. Adoro essa imagem de dançar com o elefante!

Também acho que é crucialmente importante reconhecer abertamente o elefante na sala ao tentar interpretar Michael Jackson desde que confrontando problemas difíceis, os preconceitos, especialmente racial, foi tão importante para seu trabalho - de hinos relativamente diretos, como "Black or White" para coisas mais complicadas como a mudança da cor de sua pele. Acho que você não pode compreendê-lo o que ele estava fazendo e quão incrivelmente importante é se você excluir a raça a partir da imagem, ou marginalizá-lo para o outro lado em algum lugar. Enfrentando preconceitos de uma forma ou de outra estava no coração de quase tudo que ele fez, tanto como um artista e como uma figura cultural.

Porque não estamos admitindo honestamente o elefante na sala, eu acho que nem mesmo nós temos consciência profunda das mudanças tectônicas que ele ajudou a trazer.
Eu sou branca e cresci no Sul, em um lugar muito racista.
No entanto, como uma adolescente, a minha definição do melhor em sensualidade foi Michael Jackson, um jovem Afro - descendente, Ele é afro-descendente.
Isso é muito surpreendente quando você pensa sobre isso. E houve milhões de garotas ao redor do mundo que se sentia da mesma maneira que eu. Há uma geração inteira de nós cujas ideias sobre raça e sexualidade - sobre o que é sexy e o que não é - foram moldados por ele. Isso é enorme. Ele era um ídolo adolescente, o nosso primeiro ídolo adolescente Afro - descendente, Ele é afro-descendente, e as implicações disso são profundamente poderosas, mas ninguém está realmente falando sobre isso, ou o que significa culturalmente.

Você sabe, toda vez que ele rasgou sua camisa no palco, como em Dirty Diana ou Come Together, e nos mostrou o seu peito escuro e quão bonito e sexy que era, ele era um desafio como América Branca, especialmente, "ler" o seu corpo. Mas fê-lo de uma forma muito interessante. Ele era lindo e sexy, mas ele sempre foi uma pessoa muito genuína - em parte, penso, porque ele teve a coragem de deixar-se vulnerável, e vamos ver esse lado dele também. Ele não era apenas um rapaz leve e gracioso. Ele era sexy, mas nunca se tornou precisamente um objeto sexual brilhante, porque sempre pudemos ver a humanidade nele. Olho para ele em Dirty Diana em cima do palco com seu peito e os ombros nus, e ele é tão sexy. Mal posso suportar isso, mas ele também parece tão vulnerável. Não sei se é para desfalecer ou fazer alguma sopa dele.

Joie: Desfalecer ou fazê-lo sopa! Eu amo o jeito que você coloca as coisas às vezes!

Willa: Bem, você sabe o que quero dizer! Você acabou de sentir o desejo de cuidar dele, às vezes, e eu acho que a vulnerabilidade foi realmente importante também. Isso foi durante a década de 1980, quando a violência das gangs, explodiam nos centros urbanos e a narrativa dominante da mídia era de que os jovens negros eram assustadores, estranhos e perigosos. Continuamos sendo informados de tal maneira - em reportagens, filmes e até mesmo comerciais - mas então há Michael Jackson, e ele estava quase sozinho empurrando contra essa narrativa dominante e oferecendo uma visão muito diferente. Ele era um jovem Afro - descendente, Ele é afro-descendente, porém era doce, divertido, inteligente, sensual e vulnerável. Ele nos deu uma imagem alternativa do que significa ser um jovem homem Afro - descendente, Ele é afro-descendente na América, e para mim, sua visão sempre me pareceu mais honesta e humana e acreditável do que o estereótipo assustador.

Joie: Bem, eu concordo totalmente com você. Ele nos deu uma imagem alternativa do que significa ser um jovem Afro - descendente, Ele é afro-descendente nos Estados Unidos e, até hoje, os americanos negros têm orgulho disso. E eu poderia sair em uma tangente totalmente diferente aqui, mas antes de eu fazer isso, por que não explicar o que o título significa para você?

Willa: Então, "Dançando com o elefante" me fala sobre arte e interpretação. Para mim, a interpretação não é sobre observar passivamente uma obra de arte, mas de envolver ativamente com ela, "dançar" com ela, abrindo-se a ele, e tornar-se emocionalmente investido nela.

Ele também me lembra de uma lenda que eu amo sobre seis homens cegos que tentam compreender e descrever um elefante. O primeiro aproxima-se do elefante e passa a tocar sua tromba. Ele sente a tromba do elefante, percebe o quão forte e flexível é e informa que um elefante é como uma cobra enorme - como uma python ou jibóia. O segundo homem cego avança os passos e toca uma das pernas do elefante. Ele sente tudo ao redor, observando a forma redonda e como é resistente, e diz, não, um elefante é mais como uma coluna ou pilar. O terceiro avança os passos e encontra a lateral do elefante. Ele abre suas mãos ao longo da extensão vasta da lateral do elefante e diz que eles estão errados: um elefante é como uma parede. Em seguida, passos avançam do quarto homem, acontece de pegar o rabo do elefante, e diz, não, um elefante é como uma corda. O quinto sente sua orelha agitando para frente e para trás e diz que um elefante é como um ventilador. O sexto sente sua presa e diz que um elefante é como uma lança.

Cada um dos homens cegos está fornecendo uma descrição exata do aspecto do elefante que passou a encontrar e experimentar por si mesmo, mas nenhum deles compreende o animal inteiro. Eles só percebem pedaços e peças. Somente compartilhando as suas experiências e combinando suas ideias é que eles vão ser capazes de desenvolver uma certa compreensão de um elefante e começar a apreciar plenamente que o animal realmente é magnífico.

Eu amo essa história dos seis cegos, e acho que é especialmente importante para comparar observações e compartilhar nossas percepções e experiências ao tentar entender algo tão complicado e subjetivo como uma obra de arte, especialmente com um artista tão experimental como Michael Jackson, que empurrou tantos limites e crenças e desafiou assim muitas ideias preconcebidas e crenças aceitas.

Por exemplo, Joie e eu, realmente íamos e voltávamos, e voltas e voltas sobre como interpretar a mudança de cor da pele de Michael Jackson. Ela não estava brincando quando falou sobre os nossos debates acalorados.
Vi isso como uma brilhante decisão artística que influenciou profundamente como América Branca, especialmente, experimenta as diferenças raciais. Joie via como uma dolorosa decisão emocional que ele lutou por anos. Minhas discussões com Joie, não alteraram fundamentalmente a minha interpretação, mas elas me influenciaram tremendamente. Suas ideias foram aprofundadas e o meu entendimento complicado deste aspecto de seu trabalho realmente tornou muito mais poderoso e significativo para mim, ajudando-me a compreender quão difícil esta decisão deve ter sido para ele, e como deve ter sido muito dolorosa por ser tão mal entendido.

Joie: Então, com este blog, Willa e eu esperamos ter algumas conversas realmente em profundidade sobre a arte de Michael Jackson e seu impacto cultural. Pretendemos que este seja um blog semanal, portanto, voltaremos na próxima semana e começaremos a conversa.

Fonte: dancingwiththeelephant.wordpress.com/
Tradução: AnaMJ e Maíra / michael-iloveyoumore.blogspot.com.br/

Maíra
Membro Invincible
Membro Invincible

Feminino Mensagens : 16
Data de inscrição : 22/03/2012

Ficha do personagem
MimiJak Invincible: 1

Ir para o topo Ir para baixo

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Empty Re: Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;)

Mensagem por Maíra Sáb 14 Abr 2012, 18:54

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Ghost%25203

VOCÊ ESTÁ COM MEDO AINDA?

Por: Willa e Joie

Willa: Então, um artigo recente, "Quem é Peter Pan”, no The New York Review of Books menciona identificação de Michael Jackson com Peter Pan, e sim com indiferença essa pequena bomba cai:

Ocasionalmente, meninos dormiam na mansão de Jackson, ele foi duas vezes acusado de ter abusado deles, mas nunca condenado. Hoje, o consenso parece ser que ele era inocente.

Joie, sei que eu deveria estar feliz que as pessoas estão finalmente chegando aos seus sentidos, e estou. Mas tenho que admitir, venho em torno de ataques desde que li que, murmurando para quem quiser ouvir sobre a inconstância da opinião pública. Quando ele morreu, o "consenso" esmagador que ele era culpado. Se ele não era culpado de abuso sexual exatamente, embora a maioria das pessoas achava que ele era, Ele era suspeitosamente estranho e quase certamente culpado de algo. Agora,três anos mais tarde,"o consenso parece ser que ele era inocente."Por que mudar? Nenhuma evidência significativa nova surgiu. Não há razão lógica para que as pessoas tenham mudado as suas mentes, mas eles têm. Milhões de pessoas têm mudado suas mentes. Porque?

Joie: Eu não sei,Willa, mas eu entendo exatamente porque você está chateada com isso. É muito angustiante saber que este homem bonito, que só teve sempre o amor em seu coração e compaixão para com seus semelhantes, foi tão torturado e ridicularizado e falsamente acusado durante a sua vida. Mas agora, na morte, para muitos daqueles que faziam a difamar parece ter mudado de tom. Agora, quando é tarde demais.

Willa: Eu sei. Eu continuo sentindo esse profundo pesar que a mudança poderia ter acontecido enquanto ele ainda estava vivo. Mas a parte mais irritante de tudo isso é que não poderia ser, porque sua morte é o que desencadeou a mudança. Não há nenhuma razão lógica para a opinião pública mudar agora. As pessoas não estão mudando suas mentes por causa de novas evidências surpreendentes. A única diferença entre agora e há três anos é que ele se foi. Ele teve de morrer antes para que a opinião pública pudesse mudar. E para simum dos aspectos mais angustiantes de tudo isso é que ele sabia, ele sabia que tinha que morrer antes para que as atitudes das pessoas pudessem mudar. Ele nos disse isso em Ghosts. Ghosts é um filme curta tão fascinante de muitas maneiras. Em M Poetica eu disse que era como um seminário sobre a teoria da arte,e é. Poderíamos usá-lo como um trampolim para entrar em alguma teoria realmente fascinante,como idéias Lewis Hyde sobre figuras do malandro ou idéias Elaine Scarry sobre o corpo,ou idéias de Julia Kristeva sobre o objeto,ou idéias de Mikhail Bakhtin sobre o carnaval e do poder do grotesco para romper e desafiar as estruturas de poder autoritário. Essa é uma das idéias principais de Ghosts.
Nós poderíamos passar meses falando apenas deste filme curta.
Mas também podemos olhar para Ghosts como uma resposta artística para as alegações de 1993 e o escândalo,e essa é a abordagem que eu gostaria de aproveitar esta semana. Há muito em Ghosts que corresponde diretamente ao que aconteceu em 1993, e a explosão de mídia que se seguiu.

Joie: Você está certa, Willa.Tanto a música quanto o curta-metragem são virtualmente tudo sobre os acontecimentos que envolveram a tentativa de extorsão de 1993,e nem sequer está escondido,está tudo ali na superfície.Tudo que se tem a fazer é simplesmente prestar atenção,começando com as três músicas que ele escolheu para destacar o curta-metragem em si,"Is It Scary","Ghosts" e "2Bad".

Willa: É verdade,essas três músicas tratam de forma muito explícita com as alegações de 1993,e a trama de Ghosts reforça isso. Ele começa com uma multidão de aldeões irritados invadindo a casa de um artista, um Maestro. Ele tornou-se amigo de algumas das crianças da aldeia e foi dizendo a eles histórias de fantasmas,e os moradores pensam que é inapropriado.Como uma mãe da aldeia lhe diz:
"Não tem vergonha? Os jovens são impressionáveis.

E,claro,que,precisamente paralelo com o que estava acontecendo na vida real:ele era
um artista que desenvolveu uma amizade próxima com as crianças, e muita gente pensou que era inadequado. E eles responderam através da obtenção de um mandado de busca e invadindo sua casa.

Joie:Você sabe,Willa,é realmente muito difícil assistir Ghosts e não ver as semelhanças à sua vida real.Se você estava prestando atenção ao que estava acontecendo em sua vida de todo,e vamos admitir,o mundo não poderia ajudar,mas preste atenção porque a mídia estava obcecada com o "escândalo",você não precisa se perguntar onde ele teve sua inspiração para o enredo.Ele reflete exatamente o que aconteceu com ele, e eu acho que é maravilhoso que ele escolheu para canalizar suas frustrações de maneira criativa.
E eu acho que diz muito sobre seu caráter que ele estava disposto a colocar a sua dor pessoal em exibição para fim de tentar instruir o resto de nós.

Willa:Concordo,Joie.Eu acho que ele estava trabalhando através de muita emoções quando ele criou e desenvolveu este filme.Mas ele foi também ajudando-nos como um trabalho público através das emoções também. Como um artista profundamente comprometido com a mudança social,ele não estava apenas expressanando seus sentimentos através de seu trabalho.Ele também estava muito interessado em saber como seu trabalho influenciou-nos como público e como isso nos ajudaria a trabalhar com os nossos sentimentos,como isso evocava e redirecionava as nossas emoções e alterariam nossas percepções,como falamos nas mensagens exibidas na tela de audiência algumas semanas atrás.
E a forma como ele aborda em Ghosts é fascinante.

Quando os moradores invadem casa do Maestro,a primeira coisa que ele faz é
aparecer-lhes em uma máscara assustadora:em vez de verem seu rosto,os aldeões
vêem um crânio.Eles suspiram e recuam em horror.Mas logo que recuam,ele deixa cair
a máscara e revela que é apenas um disfarce.Os aldeões,em seguida,dão um suspiro
de alívio,começam a relaxar,e reaproximam de uma maneira mais amigável.

É muito interessante o que aconteceu,tanto de forma dramática e psicologicamente.
Os moradores invadiram sua casa,que é um ato muito agressivo,mas ele imediatamente
vira essa dinâmica para que eles são os que se sentem ameaçados,não dele,e então
ele remove essa ameaça,para que eles realmente se sintam um pouco gratos a ele.
É importante ressaltar que os moradores invadiram sua casa,porque eles o vêem como
uma espécie de monstro,o tipo que prejudicaria as crianças,e ele responde ao
aparecer-lhes como um monstro.Assim,através da máscara que ele desperta as emoções
precisas que eles já sentem a respeito dele.Mas então ele revela que é apenas uma
ilusão: ele não é um monstro.Portanto,há um movimento muito rápido para cima e para
baixo de crise e de libertação que funciona em vários níveis diferentes.

Joie: Hmm.Eu realmente nunca analisei isso antes,mas você está certa.Os moradores
invadiram sua casa,eles são os únicos que estão ameaçando ele.Mas mesmo antes que
eles realmente entram na casa,eles se sentem muito assustados e apreensivos.
Eles nem sequer o conheciam ainda,mas eles já sentiam medo dele,mas estava tudo
em suas mentes!

Willa: Exatamente,e ele reflete essas emoções de volta para eles através da máscara, mas desfaz de uma maneira.Assim,através da máscara,ele incentiva os moradores a descarregar suas emoções e,em seguida,sutilmente reconfigura essas emoções.

O Maestro e os moradores começam a falar,e como eles conversam, o prefeito
desenvolve gradualmente um processo contra o Maestro.Ele diz: "Nós temos uma cidade agradável normal,pessoas normais,jovens normais.Nós não precisamos de malucos como você dizendo a eles histórias de fantasmas."Ele então se torna mais agressivo,dizendo:" Você é estranho,você é estranho,e eu não gosto de você.Você está assustando essas crianças,vivendo aqui sozinho."Ele até começa a ameaçar o Maestro,dizendo:" Volte para o circo, você é louco,E faça um favor,OK? Não force-nos a ficar difícil com você,porque faremos,se preciso."Finalmente,ele lhe dá um ultimato,dizendo:" Você vai embora,ou eu vou ter que te machucar? "

Joie: Isso é muito interessante,Willa,particularmente em termos da linguagem que
ele usa no diálogo entre o prefeito e o Maestro.Como você disse,as palavras do
prefeito são muito específicas."Temos uma cidade agradável normal,pessoas normais,
jovens normais." E,claro,que sempre foi a principal acusação dirigida contra o próprio Michael,ele não era. Ele foi chamado de "estranho" e "anormal"."Estranho".muitas pessoas pensaram que ele é uma "aberração".Então,é muito dizendo que estas são as palavras que Michael iria escolher para usar esta troca particular. Isso me faz pensar do artigo Joe Vogel,"Eu sou a besta que você visualizou: O Abuso Cultural de Michael Jackson",o que nós conversamos sobre voltar em novembro, onde Joe se refere a todas aquelas palavras pejorativas como "calúnias".

Willa: Esse é um ponto realmente importante,Joie,e eu acho que você está certa.
Eu acho que ele escolheu essas palavras muito deliberadamente.Como você disse,elas são exatamente as palavras que foram usadas contra ele tantas vezes nos últimos anos de sua vida.Então,o que está acontecendo na tela está justamente refletindo o que está acontecendo com ele na vida real fora da tela. Assim como a máscara reflete as emoções dos moradores de volta para eles, suas escolhas de palavras refletem as nossas emoções de volta para nós.

Importante,o Maestro responde a essa agressão,exatamente como ele fez antes,só que
mais intensamente este tempo:ele distorce o rosto irreconhecível e depois arranca-o
totalmente,então mais uma vez seu rosto,aparece apenas como um crânio.Mais uma vez os moradores recuam dele em terror,como fizeram antes.E mais uma vez,logo que recuam,ele restaura o rosto e revela que é apenas uma ilusão,exatamente como fez antes.Então mais uma vez não há movimentação muito rápida para cima e para baixo de crise e de libertação que dá vazão às emoções dos moradores evocando os seus medos e refletindo-os de volta para eles,e depois resolve esses medos, mostrando que é apenas uma ilusão.

Joie: A mensagem aqui está muito clara,eu acho.Ele está apontando as semelhanças
entre o personagem Maestro e sua vida pessoal.Então,mostrando que é apenas uma ilusão,como você diz,ele está nos dizendo claramente que toda a percepção"estranheza" em torno de sua vida pessoal também é apenas uma ilusão,e o que nós o público e a mídia -pensamos ou vemos,na verdade não é a história real.

Willa: Eu também penso assim,mas também há muita coisa acontecendo psicologicamente.Vemos que,quando ele repete o movimento para cima e para baixo mesmo de crise e lança uma terceira vez.É ainda mais extrema desta vez,em vez de seu rosto se tornar uma caveira,todo o seu corpo torna-se um esqueleto,mas as reações dos moradores são bem diferente desta vez,de modo que houve uma mudança psicológica.Eles estão surpresos mas eles não estão aterrorizados,e eles não recuam neste momento.Eles ficam e assistem o que ele tem para mostrar a eles,e quando o esqueleto começa a dançar,eles sorriem e apreciam sua performance. Em outras palavras,eles não estão tendo uma resposta tão temerosa para o "estranho" e "estranho",como eles tiveram antes. Eles ainda estão cautelosos,mas eles estão se tornando um pouco mais aceitaveis a diferença.

E então ele repete esse padrão para cima e para baixo de crise e libera uma quarta
vez e final,e esta é a mais intensa de todas: ele destrói a si mesmo.Ele pergunta:
"Então,você ainda quer que eu vá?" Muitos dos moradores,especialmente as crianças,
balançam a cabeça "não", mas o prefeito afirma: "Sim! Sim! "Assim,o Maestro diz:" Ótimo. Eu vou."Ele cai e bate as mãos no chão,depois os braços,e então seu rosto.Seu nariz cai,se desintegra o rosto inteiro,seu corpo se transforma em poeira,e um vento sobrenatural sopra-a.

Os moradores estão horrorizados,mas por uma razão completamente diferente do que antes: não porque eles estão com medo dele,mas por ter começado a sentir uma ligação com ele e ficam horrorizados porque ele está destruindo a si mesmo.Assim,os seus sentimentos durante o decorrer do filme foram submetidos a uma inversão completa.Ele saiu,então ele fez o que eles disseram que queriam que ele fizesse,que invadiram sua casa para forçá-lo a fazer.
Mas a essa altura já não querem que ele saia,e assim que ele se foi sentem uma sensação de perda e querem ele de volta.

Joie: Assim como o que estamos vendo agora que ele não está mais aqui conosco.Uau,Isso é muito atraente,Willa.Então você acredita que ele compreendeu que ele e sua arte só seriam verdadeiramente apreciado após a sua morte?

Willa:Eu acho.Mas eu também acho que há mais coisas acontecendo do que isso.Eu ainda estou lutando para descobrir isso e articular para mim,mas eu continuo voltando a estas linhas de "Is It Scary"

Eu vou ser

Exatamente o que você quer ver

É você quem está me provocando

Como você está me querendo

Para ser o estranho no meio da noite

Eu estou divertindo você?

Ou apenas confundindo você?

Eu sou a besta que você visualizou?

E se você quer ver esquisitices excêntricas

Eu serei grotesco diante de seus olhos

Deixe-as todas se materializar ...

Então me diga

O que é o realismo para você,baby?

Eu sou assustador para você?

Você sabe,depois que ele morreu,um monte de comentaristas expressaram surpresa que
não havia tamanha onda de tristeza para ele,considerando todos os anos de escândalos e controvérsias". Is It Scary" de "esquisitices excêntricas",como Michael Jackson chama-los,mas eu estou começando a acreditar exatamente o oposto: que o derramamento de luto público não teria sido possível sem todos esses anos dessas esquisitices excêntricas realizadando uma função crucial,que proporcionou uma série de mini-dramas de "esquisitices excêntricas".crise e liberação,como que
repetido movimento para cima e para baixo em Ghosts. Como em Ghosts,essas esquisitices excêntricas permitiu-nos para desabafar nossas emoções sobre ele após as acusações de abuso sexual e encorajou-nos a trabalhar por eles. Então,quando ele morreu,nós já lidávamos com muitas dessas emoções negativas, e uma vez que ele estava realmente desaparecido,foi-nos revelado que essas emoções negativas eram uma ilusão,como o New York Review of Books.O artigo diz: "Hoje, o consenso parece ser que ele era inocente ",e que foram trazidos de volta para os nossos verdadeiros sentimentos,que é o quanto ele significava para nós.

Joie:É fascinante assumir tudo isso, Willa.Eu nunca olhei para ele,desta forma antes.

Willa: Você sabe,eu ainda estou trabalhando meu caminho através disto,e posso estar
completamente errada sobre isso,mas parece-me que algo de muito importante estava
acontecendo através dessas"esquisitices excêntricas",tanto culturalmente e psicologicamente,e eu acho que Ghosts é a chave para compreendê-lo.Ele tinha uma
estética muito sofisticada, Eu estou convencido de que seu trabalho funcionava em
profundos níveis psicológicos,e ele estava lidando com algumas questões muito
difíceis de psicologia de grupo após o escândalo de 1993 quebrou.Basicamente,
ele estava lidando com uma histeria em massa e o medo do desconhecido,assim como
o Maestro,e ele respondeu de uma forma que abordou diretamente a histeria de grupo.

Sua resposta pode não parecer lógica à primeira vista,mas a mente subconsciente não
é lógica,ou melhor,tem uma lógica própria que difere da lógica da mente consciente,
e eu acredito que,através de suas "esquisitices excêntricas",ele estava falando
diretamente para a mente subconsciente.Como ele nos diz em Ghosts,aqueles mini-dramas repetidos de crise e de versão teve um efeito muito específico psicológico,e eles foram deliberadamente criados para produzir esse efeito psicológico.Em "Is It Scary" ele nos diz muito explicitamente que ele pretende fazer: "Vou ser exatamente o que você quer ver" e "Se você quer ver esquisitices excêntricas,eu vou ser grotesco diante de seus olhos."

Joie: Concordo com você sobre a deliberação de sua arte,Willa,e eu realmente
acredito que as três músicas que aparecem no curta-metragem ("Ghosts", "Is It Scary" e "2Bad") foram escolhidas deliberadamente.Eu acho que você e eu poderíamos provavelmente gastar um blog inteiro,talvez dois,apenas falando sobre essas três canções em detalhes e como elas se relacionam tanto com o filme e para o que estava acontecendo em sua vida no momento.Você sabe,uma vez que temos vindo a trabalhar neste blog,eu vim a entender que realmente não havia muito sobre a arte de Michael Jackson que não foi feito deliberadamente.Ele geralmente tinha uma razão muito calculada para tudo o que fazia e isso só me deixa pasma.Você não adoraria ser capaz de entrar na mente de um artista verdadeiramente grande ... só para tentar entender a sua paixão e fogo pela sua arte.Esse pensamento é tão fascinante para mim,por alguma razão, e eu teria apenas gostado de conversar com ele sobre sua arte.Eu não posso acreditar que tantos jornalistas,como Bashir por exemplo,desperdiçou o tempo precioso que foram concedidos com ele falando sobre coisas tão triviais como a cor de sua pele e seu comportamento perceptível estranho.Que desperdício colossal de uma oportunidade!

Willa: Oh,eu sei!Isso é o que mais me impressiona sobre o documentário Bashir
também,que lhe foi dada essa oportunidade incrível e ele completamente desperdiçou.
Imagine se você pudesse voltar no tempo e falar com Van Gogh por oito meses e
aprender mais,talvez não sobre como interpretar obras específicas,uma vez que os
artistas tendem a ser muito relutantes em limitar seu trabalho a apenas uma
interpretação,mas sobre a sua visão do mundo e como sua arte se encaixam dentro
dessa visão do mundo.Que incrível oportunidade seria.E a Bashir foi dada essa
oportunidade, e foi completamente desperdiçada.E a coisa realmente triste é
que Bashir tem alimentado a sua mente em uma dieta de escândalo por tanto tempo
que nem sequer parece perceber que há um mundo maior lá fora. Michael Jackson está às voltas com questões complexas de justiça social e da percepção e de como fazemos sentido,bem como a capacidade da arte de influenciar profundamente a forma como percebemos e dar sentido ao mundo,e Bashir passa os oito meses fazendo tablóide questões do tipo.É simplesmente impressionante. Felizmente,Michael Jackson deixou um monte de indícios para ajudar a guiar-nos no desenvolvimento de maneiras de abordar o seu trabalho e entender sua visão de mundo.

E como podemos ver em Ghosts,há muito para descobrir e explorar.

Fonte:http://dancingwiththeelephant.wordpress.com/2012/04/
Tradução: AnaMJ
http://michael-iloveyoumore.blogspot.com.br/

.........

Maíra
Membro Invincible
Membro Invincible

Feminino Mensagens : 16
Data de inscrição : 22/03/2012

Ficha do personagem
MimiJak Invincible: 1

Ir para o topo Ir para baixo

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Empty Re: Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;)

Mensagem por Maíra Dom 15 Abr 2012, 21:11

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) In8

DANÇANDO COM MICHAEL O SONHO

Joie: Há algumas semanas, Willa e eu demos uma olhada muito divertida na menção de Michael sobre A Força na canção "Don’t Stop Till You Get Enough" e essa discussão nos levou a dar uma olhada em Dancing the Dream, livro de poemas e reflexões de Michael. E foi tão difícil para eu não perder completamente a noção do tempo e me concentrar enquanto eu folheava o livro, porque A Força é tão maravilhosa que fiquei absorta em suas palavras. E Willa expressa um sentimento semelhante quando falamos sobre isso, então, sabíamos que tínhamos que ter uma conversa sobre este livro incrível.

Você sabe Willa, tenho que dizer que amo absolutamente este livro. E como eu o estava lendo esta semana, cheguei à conclusão que, tanto quanto eu realmente amo a música e, tanto quanto a música significa para mim- e acredite em mim, significa tudo - realmente aprecio este livro tanto quanto, se não mais. Dancing The Dream foi lançado muito discretamente em junho de 1992, no seguimento de sua autobiografia, Moonwalk (1988). Ele não recebeu tanta atenção e na única entrevista que Michael fez para promovê-lo, ele a descreveu como "apenas uma expressão verbal do que eu costumo expressar através de minha música e minha dança." E essa é a sensação de que tenho sempre que folheio este livro. Abra qualquer um dos poemas ou ensaios e é muito fácil para imaginar as palavras que ele tem escrito naquelas páginas com música.

Willa: Concordo, e acho que o próprio Michael Jackson enfatiza isso, ao incluir a letra de "Heal the World" e "Will You Be There", junto com imagens de seus shows e vídeos. Intercalando-os ao longo do livro, ele parece estar mostrando que suas histórias e poesias não são algo separado do trabalho que geralmente é conhecido. Eles estão todos interligados: suas poesia e canções, seus desenhos e vídeos, sua dança e seu corpo, a totalidade de sua arte musical e visual.

Joie: Cada poema e ensaio são lindamente escritos, expressão honesta do que estava em seu coração. Todo o amor e paixão que ele mesmo derramou em cada canção e em cada dança estão ali entre as páginas. Toda a preocupação com o meio ambiente, toda a compaixão e amor pela humanidade, toda a maravilha da mágica e espiritualidade. Eu realmente tenho a sensação de que estes são seus pensamentos mais profundos – suas esperanças e sonhos pelo planeta e pela espécie humana – descubro ao mesmo tempo uma forma fascinante e agridoce.

Willa: Joie, você acabou de tocar em algo muito importante, eu acho, quando você falou sobre "todo o amor e paixão que ele derramou em cada canção e cada dança." Quando estávamos falando sobre "Don’t Stop" algumas semanas atrás e suas ideias sobre a Dança da Criação, eu continuava a sentir que, para ele, sua criatividade e sua espiritualidade têm uma dimensão muito física, e elas estão intimamente ligadas com a dança e a energia sexual também. Eu não era capaz de me expressar muito bem sobre isso e ainda estou lutando para colocar o que sinto em palavras. Mas acho que elas são tão profundamente ligadas para ele, porque todas elas são expressões de amor e paixão: paixão criativa, a paixão sexual, a paixão espiritual e, acima de tudo, compaixão. Estão todas interligadas por ele e todas as expressões da "dança eterna da criação.”.

Joie:Willa, eu acho que entendo onde você está tentando chegar aqui e você está certa, ele se sente como se tudo fosse intrinsecamente interligados, porque, como você diz, elas são todas expressões de amor e paixão. Isso me faz pensar em suas palavras de "Amor", um dos ensaios de Dancing The Dream, onde ele diz:

"Quando se tem permissão para ser livre, o amor é o que torna a vida viva, alegre e nova. É a essência e energia que motiva minha música, minha dança, tudo. Enquanto o amor está em meu coração, está em todo lugar."

Para ele o amor é a energia que motiva... tudo! Você sabe, Willa,quanto mais eu falar sobre este livro e quanto mais eu ler e reler cada poema e ensaio, mais reforça a ideia de que este livro é realmente apenas uma representação física do seu coração. O amor - em todas as suas formas - foi o fator motivador em tudo que ele fez... em cada canção que ele escreveu, em cada nota que cantou, em cada movimento de dança que seu corpo executou, em todas as causas de caridade e humanitárias que ele apoiou. E este livro é uma manifestação física disso.

Willa: Eu realmente sinto isso também, Joie. Você sabe, falar sobre o amor tende a nos deixar desconfortáveis. Mas como você diz, "Amor - em todas as suas formas - foi o fator motivador em tudo que ele fazia." É a energia que lhe alimenta, a luz que lhe orienta, o calor que lhe conforta e o torna forte. Mas, como ele também enfatiza ao longo deste livro, antes que possamos realmente amar os outros, temos que conhecer a nós mesmos. E isso significa abraçar totalmente as nossas forças e nossos talentos, que pode ser ainda mais difícil do que reconhecer as nossas fraquezas.

Você já teve a sensação de que uma ideia - algo importante - está te empurrando na borda de seu cérebro, e você não consegue ignorá-la, mas você não consegue compreendê-la também? Eu tive esse sentimento desde que começamos a falar sobre A Força e a Dança da Criação - que há algo muito importante e poderoso aqui, mas não sou muito capaz de vê-lo ou compreendê-lo ainda. E acho que isto se liga com uma citação de Marianne Williamson, que foi publicada na escola Montessori do filho:

"Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados. Nosso medo mais profundo é que somos poderosos além da medida. é a nossa luz, não nossa escuridão, é que mais nos apavora. Nós nos perguntamos: Quem sou eu para ser brilhante, maravilhoso, talentoso e fabuloso? Na verdade, quem é você para não ser? Você é um filho de Deus. Fazer papel pequeno não serve ao mundo. Não há iluminação em se encolher para que outras pessoas não se sintam inseguras ao seu redor. Somos todos feitos para brilhar, como fazem as crianças. Nascemos para manifestar a glória de Deus que está dentro de nós. Não é apenas em alguns de nós, está em todos. E conforme deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo. E conforme nos libertamos do nosso medo, nossa presença automaticamente liberta os outros.”

Joie: Isso é como uma citação bela e inspiradora!

Willa: Não é maravilhosa? Eu costumava lê-la todos os dias quando eu pegava meu filho na escola, e ressoou profundamente em mim. Conheço o medo de ser muito poderoso, muito visível, muito influente, demais. Acho que muitas pessoas, especialmente as mulheres, experimentam esse medo. Mas "papel pequeno não serve ao mundo." Como ela diz, "Somos todos feitos para brilhar, como fazem as crianças.”.

Vejo Michael Jackson expressar ideias muito semelhantes ao longo de Dancing the Dream. E ele não está falando sobre ser ofensivo e agressivo. Pessoas que trabalharam com ele muitas vezes mencionam a sua humildade genuína e natureza gentil. Ele está falando de conhecer seus pontos fortes e talentos e habitá-los totalmente. Como ele diz em "O Céu é Aqui", um dos meus poemas favoritos de Dancing the Dream,

Don’t be afraid

To know who you are

You are much more

Than you ever imagined


Não tenha medo

De saber quem você é

Você é muito mais

Do que você imagina

Michael Jackson não era apenas um artista incrível, ele era uma figura cultural tremendamente poderosa. E ele era poderoso, porque ele sabia quem ele era.

Ele também não teve medo de revelar quem ele era. Ele era uma criança maravilhosamente talentosa que com confiança entrou no palco, quando todos sabiam que uma criança não poderia cantar e dançar daquele jeito. Ele se tornou o artista mais bem sucedido de todos os tempos, quando todos sabiam que uma criança estrela se torna um adulto viciado em drogas. Ele foi um homem Afro - descendente, Ele é afro-descendente incrivelmente sexy em uma época em que todos sabiam que os homens negros tinham que esconder a sua sexualidade de modo que não fosse muito ameaçador. Ele mudou os significados de sua raça, quando todos sabiam que era impossível. Ele foi o artista mais importante do nosso tempo, quando todos sabiam que estrelas pop eram muito superficiais para criar arte séria. E ele capturou a imaginação de bilhões de pessoas em todo o mundo, porque ele sabia quem ele era.

E ele não deixou ninguém definir quem ele era. Sempre que leio principais artigos sobre ele, fico constantemente impressionada de ver quão indignados eles ficavam por ele não estar em conformidade com as suas expectativas. Ele não obedeceu. Ele foi maravilhoso e único a si mesmo. Ele sabia quem ele era e no que acreditava, ele se manteve verdadeiro a esta visão e mudou o mundo.

Joie: Essa é uma maneira muito profunda de colocar isso, Willa, e você está absolutamente certa. Ele sabia exatamente quem ele era e não teve medo de mostrar isso. E por causa de todas aquelas coisas que você acabou de mencionar, e mais, eu sempre pensei nele como uma das pessoas mais corajosas que já agraciou este planeta. E o que você disse me lembra o que ele diz em "Courage", outro de seus ensaios em Dancing The Dream, que eu sei que você e eu igualmente amamos. Ele diz o seguinte:

"Quando você tem a coragem de ser íntimo, você sabe quem você é, e você está disposto a deixar que outros vejam isso. É assustador, porque você se sente tão vulnerável, tão aberto à rejeição. Mas sem auto aceitação, o outro tipo de coragem, o tipo que heróis mostram nos filmes, parece oca. Apesar dos riscos, a coragem de ser honesto e íntimo abre o caminho para a auto descoberta. Ela oferece o que todos queremos, a promessa de amor.”

A coragem de saber quem você é e deixar o outro vê-lo. Assim, tal como no poema, “O Céu é Aqui", ele repete esta ideia no ensaio que me diz que era um conceito que significava muito para ele "Coragem." - Essa ideia de ser verdadeiro a si mesmo e saber quem você é.

Willa: Eu amo “Coragem,” especialmente a passagem que você acabou de citar. Ele expressa suas ideias de modo simples, mas poderosa, porém, isso não significa que estas eram ideias simples. Como ele explica:

“Expressar seus sentimentos, não é o mesmo que desmoronar diante do outro – é ser aceito e verdadeiro ao seu coração, seja o que puder dizer.”

Realmente, essa é uma distinção muito importante. Ele não está falando sobre ser um caso perdido e "desmoronando na frente de alguém", deixar seus medos e emoções governarem você. Nem um pouco. Não é isso que ele quer dizer com “a coragem de expressar sentimentos verdadeiros.” Ele está falando sobre autoconhecimento, sobre saber quem você é e ter a coragem de ser honesto e “verdadeiro ao seu coração". Verdadeiro a si mesmo e suas convicções.

Joie: Exatamente! Ele ecoa isso novamente no ensaio "Trust", quando diz:
“Ao aceitar-se completamente, a confiança torna-se completa. Não há mais qualquer separação entre as pessoas, porque não há mais qualquer separação interior. No espaço onde o medo costumava viver, o amor é permitido crescer.”

Willa: Oh, eu amo isso! Eu acho que muitas vezes somos guiados pelo medo de que outras pessoas não vão gostar da pessoa que somos, assim fingimos ser algo que não somos e então somos regidos pelo medo de que seremos descobertos . Mas se pudermos aceitar a pessoa que somos, esse medo vai embora e, como ele diz," No espaço onde o medo costumava viver, o amor é permitido crescer." Eu realmente acredito que é verdade.

Joie: Esta ideia de saber quem é você é um dos temas centrais que percorre todo o livro.

Willa: Concordo. Ele repetidamente fala sobre a importância de sermos honestos a nós mesmos e cultivar o autoconhecimento, não apenas para nosso próprio benefício, mas para o benefício de todos. Ele repete essa ideia e mostra as implicações globais em "Aquele No Espelho":
“A dor da vida me toca, mas a alegria da vida é muito mais forte”. E ela irá curar. A vida é o curador da vida; e o máximo que posso fazer para a terra é ser seu amoroso filho. Aquele no espelho estremeceu e se encolheu. Ele não tinha pensado muito sobre o amor. Ver "problemas" era muito mais fácil, porque o amor significa completa auto-honestidade. Ouch! ...Teria que mudar o mundo? Eu acho que sim, porque a Mãe Terra nos quer felizes para amá-la como tendemos as suas necessidades. Ela precisa de pessoas destemidas ao seu lado, cuja coragem provém de uma parte dela. ... Quando aquele no espelho está cheio de amor por mim e por ele, não há espaço para o medo. Quando ficamos com medo e em pânico, nós paramos de amar esta nossa vida e esta terra. Nós desconectamos...

Uma coisa eu sei: nunca me sinto só, quando sou filho da terra.”

Joie: Willa, eu adoro isso! Essa passagem que você citou só me faz pensar na letra da música "Shout", quando diz: "Estamos desconectados do amor / Estamos desrespeitando um ao outro/ O que aconteceu com proteger um ao outro?" Acho que ele está se referindo a mesma coisa aqui. Ser desligado do amor - o amor pelo planeta e do amor de um pelo outro. Se pudéssemos voltar a este respeito, isso mudaria o mundo? Michael acreditava que mudaria.

E, você sabe, outro tema central deste livro é a ideia de que estamos todos conectados uns aos outros e ao planeta, e nós exploramos esse aspecto em Dancing the Dream, em detalhe, durante a nossa discussão sobre A Força há duas semanas. Mas há um outro tema que percorre todo o livro que eu acho tão atraente quanto os dois primeiros que já vimos - a espiritualidade. Ele lida com ela em vários poemas e ensaios ao longo do livro. Mas há dois que realmente se destacam para mim. O primeiro é "Deus" e o outro é "Dois Pássaros".
Em "Deus", ele aborda o tema principal da espiritualidade quando diz:

"é estranho que Deus não se importa em expressar a Si mesmo / A Si mesmo em todas as religiões do mundo, enquanto as pessoas ainda se apegam à noção de que seu caminho é o único caminho certo. O que quer que você tente dizer a respeito de Deus, alguém vai se ofender, mesmo se você diz que o amor de todos por Deus é bom para eles.”

Willa: Acho que esta é uma declaração brutalmente honesta. Tão simples e, ainda assim, tão verdadeira. E isso diz muito sobre a nossa visão coletiva de Deus e da espiritualidade. Basicamente, é uma escolha muito pessoal e nenhum de nós tem o direito de condenar ninguém, se os seus pontos de vista sobre Deus são diferentes das nossas. Mas ainda assim, isso acontece várias vezes na nossa sociedade e em todas as culturas do mundo. E acho, inclusive, que este ensaio em seu livro foi uma coisa muito corajosa para ele fazer.

Em "Two Birds" ele avança sobre isso, de uma forma muito mais sutil, quando ele escreve um poema de amor à sua alma. Ele diz:

"Dois pássaros pousam em uma árvore. Um come cerejas, enquanto o outro observa. Dois pássaros voam pelo ar. A canção de um cai do céu como cristal, enquanto o outro se mantém em silêncio. Dois pássaros circulam ao sol. Um captura a luz em suas penas prateadas, enquanto o outro espalha as asas da invisibilidade.

é fácil adivinhar qual ave sou, mas eles nunca vão achar você...
Doce pássaro, minha alma, o seu silêncio é tão precioso. Quanto tempo levará até que o mundo escute a sua música na minha?
Oh, este é um dia pelo qual anseio! "
Willa: Esta é uma imagem tão interessante para mim, Joie. Podemos vê-lo lutando com a ideia de seus eus públicos e privados por todo o seu trabalho, mas ele a apresenta de forma diferente aqui - como dois pássaros. Um deles tem uma presença física: ele come, ele canta, ele reflete a luz em suas penas. O outro não: ele não come, ela não canta e a luz solar passa através de suas asas invisíveis. Um pássaro – seu eu público - é facilmente visto. O outro - o seu eu privado, sua "alma" - é muito mais difícil de perceber. Mas ele anseia pelo dia em que ambos serão reconhecidos: quando "o mundo ouvirá sua música na minha." Essa é uma imagem tão linda, especialmente a sugestão de que sua música - a "música" do pássaro invisível - é a expressão de sua alma.

Joie: Concordo.

Willa: Ele baseia-se nessa ideia em "Uma criança é uma canção", e expande para abranger todos nós:

"Mesmo que você nunca tenha escrito uma música, sua vida é uma canção...Viver é ser musical, começando com a dança no sangue em suas veias. Tudo que é vivo tem seu ritmo. Para sentir cada um, suavemente e com atenção, traga a sua música.

Você sente a sua música?

As crianças sentem, mas uma vez que crescemos, a vida se torna um fardo e uma tarefa, e a música enfraquece...

Quando começo me sentir um pouco cansado ou sobrecarregado, as crianças me revivem. Dirijo-me a elas por vida, por música nova. Dois olhos castanhos me olham tão profundamente, tão inocentemente e por dentro murmuro: "Esta criança é uma canção." é tão verdadeiro e direto... Estou de volta em mim mais uma vez. "

Joie: Willa, eu amo quando ele diz: "Viver é ser musical." Alguma coisa sobre essa frase é muito lírico e poético para mim. Quantas pessoas iriam pensar sobre o próprio sangue que flui através de nossos corpos como sendo musical? Acho isso fascinante!

Você sabe, já conversamos sobre todos os diferentes temas deste livro - a ideia de que estamos todos conectados, a crença de que devemos nos esforçar para conhecer e aceitar quem somos e sobre o tema da espiritualidade. E ele conecta cada um destes temas com o amor. As várias expressões de amor e paixão que você mencionou anteriormente - paixão criativa, a paixão sexual, a paixão espiritual, a compaixão. Todas as várias formas de amor. Mas, parece-me que há uma forma de amor que não é realmente um tema central deste livro. O amor romântico.

Agora, isso não quer dizer que é completamente ausente, ele faz contato com ele, mas apenas duas vezes. Primeiro em um ensaio chamado "A Última Lágrima", e depois novamente em "Eu, Você, Nós".

No primeiro, ele descreve uma luta terrível entre dois amantes que deixa um deles gritando: "Saia! Estas são as últimas lágrimas que chorarei por você.” E no seu coração partido, ele espera e espera que ela volte, o tempo todo chorando lágrimas de frustração, lágrimas de solidão e lágrimas de desespero. Mas, de repente, ele tem um pensamento de amor e tudo muda.

Ele diz:

"Como é estranho que todas essas lágrimas não possam lavar a ferida! Então um pensamento de amor furou minha amargura. Eu me lembrei de você na luz do sol, com um sorriso tão doce como o vinho de maio. Uma lágrima de gratidão começou a cair e milagrosamente, você estava de volta."

Em seguida, em "Eu, Você, Nós", ele diz:

"Como eu amo esse mistério chamado NÓS!... NÓS deve ser filho favorito do amor, porque até eu chegar a você, NÓS nem mesmo estava lá. Ele chega nas asas da ternura, que fala através de nosso entendimento silencioso. Quando eu rio de mim mesmo, ele sorri. Quando te perdoo, ele dança em júbilo. NÓS não é mais uma escolha, não se você e eu queremos crescer juntos... A verdade é que você e eu já teríamos desistido há muito tempo, mas NÓS não deixou. Ele é muito sábio."

Acho realmente interessante que nas duas únicas obras onde ele aborda o amor romântico, ele está descrevendo como reparar o amor quando ele racha ou como mantê-lo intacto, em primeiro lugar.

Willa: Bem, dependendo de como você interpreta as palavras dele, o amor romântico aparece em outros lugares. Por exemplo, eu acho que ele toca isto em "Coragem". Isso pode soar como um título improvável para um ensaio sobre o amor, mas para mim é o mais romântico de todos, porque ele está falando "a coragem de ser íntimo." Como você citou anteriormente, Joie, "Quando você tem a coragem de ser íntimo, você sabe quem você é e você está disposto a deixar que outros vejam isso.”.

Joie: Isso é interessante, Willa. Realmente nunca pensei sobre "Coragem", como sendo romântico, mas eu suponho que eu possa entender desde que ele está falando sobre ter a coragem de ser emocionalmente íntimo com outra pessoa. E, assim como em suas canções e seus curtas-metragens, seus poemas e ensaios podem ter múltiplas interpretações, bem, assim, eu acho que faz todo o sentido.

Willa: Você está certa, pode ser interpretado de diferentes maneiras e, realmente, acho que é muito limitante ler "Coragem" aplicando apenas o amor romântico. A necessidade de "coragem de ser íntimo" é certamente o caso das relações românticas, mas é verdade de outros relacionamentos, bem como, na verdade, de todos os relacionamentos humanos genuínos. De muitas maneiras, vejo esta "coragem de ser íntimo", "saber quem você é e... deixar que outros vejam isso", como a ideia central de Dancing The Dream.

Você sabe, Joie, Michael Jackson é um milagre de fogo e gelo para mim - tão gentil e tão forte. Em sua obra vejo uma sensibilidade requintada, Mas é em sua vida que vejo a força incrível. Repetidas vezes ele enfrentou provações que ninguém deveria enfrentar. Ele atravessou uma tempestade de fogo após outra. Ele é tão sensível e delicada, porém tão forte. Isso parece tão contraditório - como fogo e gelo - mas eles conviveram nele. Como isso é possível? Acho que a chave para este mistério está escrito neste livro.

Joie: Concordo com você completamente, Willa. Ele realmente era muito contraditório em alguns momentos. Tão inocente como criança, maravilha justaposta com experiência, maturidade inteligente. Terrivelmente tímido ao redor de estranhos, mas, no entanto, uma presença tão dominante no palco.

Willa: Isso é verdade. Muitas contradições coexistem dentro dele.
Então, Michael Jackson Academia Projects acaba de divulgar um novo vídeo de duas partes sobre o álbum History e nós pensamos em concluir, compartilhando-os.
Aqui está o capítulo um:



E aqui está o capítulo dois:



Fonte: dancingwiththeelephant.wordpress.com/2012/02/23/dancing-with-michaels-dream/
Tradução: Maíra
http://michael-iloveyoumore.blogspot.com.br/search/label/Joie%20e%20Willa
.....................................




Maíra
Membro Invincible
Membro Invincible

Feminino Mensagens : 16
Data de inscrição : 22/03/2012

Ficha do personagem
MimiJak Invincible: 1

Ir para o topo Ir para baixo

Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;) Empty Re: Diálogo reflexivo de Joie e Willa sobre Michael e sua genialidade. ;)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos